Moçambique: Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira

Publicado em terça-feira, 10 março 2020 15:48

A cátedra de “Português Língua Segunda e Estrangeira”, a primeira cátedra de Português em África, foi criada em 2008, no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Concebida como um programa de investigação, esta cátedra visa contribuir para a difusão e promoção de estudos sobre o Português língua não materna, assim como para a produção de materiais destinados ao seu ensino.

Com uma pequena equipa, constituída por 5 docentes, dos quais apenas 2 tinham formação pós-graduada, o grande desafio consistiu, desde o início das atividades, na definição de estratégias de intervenção que permitissem materializar, com qualidade, estes objetivos. Tratava-se, por um lado, de potenciar ao máximo as competências dos membros da equipa e, por outro lado, de definir linhas de atuação que permitissem associar investigadores de instituições de vários países.

Uma primeira estratégia consistiu em criar um website (www.catedraportugues.uem.mz), onde pudessem ser alojadas as bases de dados criadas pela cátedra, e que desse visibilidade, no circuito nacional e internacional, aos produtos das atividades desenvolvidas pelos investigadores e colaboradores da cátedra.

Uma segunda estratégia consistiu em dar prioridade à realização de atividades nas áreas de especialidade dos 2 docentes pós-graduados da equipa, nomeadamente Didática do Português L2 e Lexicologia/Lexicografia.

Assim, na área da Didática, optou-se, numa primeira fase (2012-2016), por investir na capacitação do corpo docente da Secção de Português da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, maioritariamente constituído por jovens assistentes recém-licenciados. Esta ação de formação, “Didática do Português – Pequenos Projetos”, teve, como principal objetivo, desenvolver a sua capacidade de desenhar e editar para publicação materiais instrucionais orientados para o desenvolvimento das competências de literacia de estudantes avançados de Português. Numa segunda fase (a partir de 2016), teve início um novo estudo nesta área, o projeto “Escrita Académica”, dirigido por Conceição Siopa e Luísa Álvares Pereira, que tem como objetivo geral o ensino explícito de alguns géneros da escrita académica. Fazem parte da equipa do projeto alguns dos jovens assistentes envolvidos na capacitação atrás referida, já com o grau de mestre.

Na área da Lexicologia/Lexicografia, decidiu-se criar, sob orientação de Inês Machungo, uma base de dados informatizados, o Observatório de Neologismos do Português de Moçambique (https://catedraportugues.uem.mz/?__target__=busca), onde pudessem ser inseridas as formas neológicas criadas pela comunidade moçambicana no seu discurso quotidiano. Considerou-se que esta base de dados, a primeira dedicada exclusivamente ao Português de Moçambique, era de grande importância para a atualização do léxico desta variedade do Português em dicionários, glossários e vocabulários, permitindo igualmente conhecer os recursos linguísticos de que se servem os falantes para atualizar o seu léxico.

O projeto das Bibliografias, criado em 2011, teve com principal objetivo preencher uma lacuna importante no que diz respeito ao acesso à literatura científica sobre as variedades emergentes do Português em África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e na Ásia (Timor Leste e Macau), e sobre aquisição e ensino do Português língua segunda e estrangeira. Este projeto pôde ser implementado graças à colaboração de especialistas de instituições de vários países, tendo permitido apresentar, pela primeira vez, numa única plataforma digital, esta informação (https://catedraportugues.uem.mz/?__target__=variedades-nao-europeias). Procurando responder às necessidades de investigadores que trabalham sobre literaturas africanas do Português, a partir de 2013, o projeto das Bibliografias passou também a incluir esta área.

Dando seguimento à linha de divulgação dos produtos de investigação da cátedra e de disponibilização de materiais destinados ao ensino e à pesquisa sobre o Português L2, foi criada, em 2015, a coleção “Cadernos de Pesquisa”. Até ao momento, foram editados dois números temáticos, “Didáctica do Português L2” e “Neologismos do Português de Moçambique”.

A finalizar este breve resumo sobre as atividades da cátedra de “Português Língua Segunda e Estrangeira”, é importante salientar que apenas têm sido desenvolvidas atividades relacionadas com o uso do Português como L2, não tendo ainda iniciado uma linha de trabalho orientada para o uso do Português como língua estrangeira. A principal razão para esta limitação reside no facto de, em Moçambique, serem em número reduzido os candidatos a cursos de Português língua estrangeira, e, pelo contrário, o uso do Português L2 envolver uma problemática ampla e complexa. Assim, para além das atividades atrás apresentadas, salientam-se algumas iniciativas em que se toma em consideração o facto de a maior parte dos falantes de Português L2 ter línguas bantu como línguas maternas. Estão neste caso dois workshops sobre “A integração de empréstimos lexicais no Português de Moçambique” (2012 e 2015) orientados por Inês Machungo, e o projeto de pesquisa sobre a “Comunidade Moçambicana Bilingue Línguas Bantu/L1 e Português/ L2” (2015-2019), coordenado por Feliciano Chimbutane e Perpétua Gonçalves. Este projeto tinha como principais objetivos fazer um diagnóstico geral do comportamento da comunidade moçambicana bilingue e averiguar se o bilinguismo em Moçambique está a dar origem ao declínio e abandono das línguas bantu locais.

"Na língua de Camões: Cátedras pelo mundo” é a nova rubrica do encarte do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, inaugurada na edição de fevereiro. Com o objetivo de dar a conhecer aos leitores a rede de Cátedras Camões - que integra atualmente mais de 50 cátedras, distribuídas por 20 países, em quatro continentes -, todos os meses um/a titular de uma Cátedra Camões escreverá um texto sobre a história, o perfil e os projetos da respetiva cátedra. Este texto foi originalmente publicado no Encarte Camões n.º 278 * 26 de fevereiro a 10 de março de 2020 Suplemento da edição n.º 1289, ano XXXIX, do JL, Jornal de Letras, Artes e Ideias com a colaboração do Camões, I.P..