O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. lançou o projeto ProMEL a 30 de junho de 2025, no Parque Nacional de Chimanimani, província de Manica, em Moçambique.
O ProMEL é um projeto de Cooperação Triangular Portugal-Moçambique-Argentina, focado na valorização ecológica da Apicultura e do Mel, aliando a conservação dos ecossistemas naturais ao desenvolvimento socioeconómico das comunidades rurais dos Parques Nacionais de Chimanimani e da Gorongosa, e das respetivas zonas tampão.
Esta foi uma ocasião para reunir os parceiros que irão executar o projeto: Parque Nacional de Chimanimani, anfitrião do evento, Parque Nacional da Gorongosa, FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, de Portugal, e Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina.
O evento contou, igualmente, com a participação da Comunidade Apícola da zona tampão do Parque Nacional de Chimanimani, ao qual se seguiram visitas a apiários deste parque, encontros com líderes de associações de apicultores e visitas de campo ao Parque Nacional da Gorongosa.
Os parceiros foram, ainda, recebidos pela Governadora da Província de Manica, Francisca Domingos Tomás.
Promovido e financiado pelo Camões, I.P., o ProMEL resulta de uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, e a Administração Nacional das Áreas de Conservação, do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas de Moçambique.