No dia 6 de julho de 2021, o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Orlando Quilambo, e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André, assinaram um protocolo de cooperação que rege a criação de um Camões - Centro de Língua Portuguesa na Universidade Eduardo Mondlane.
A criação do Camões - Centro de Língua Portuguesa na UEM, nas instalações da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, é um testemunho da enorme vitalidade e prestígio da língua portuguesa de Moçambique. Este Centro de Língua Portuguesa, implementado com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. vai permitir criar um Centro de Recursos especializado que beneficiará diretamente professores e estudantes da graduação e pós-graduação na área da língua portuguesa (ensino e tradução) da UEM e, indiretamente, uma população mais diversificada, nomeadamente instituições de ensino (universidades e escolas) em Moçambique e na região da SADC (Southern African Development Community).
Durante a mesma cerimónia, o Camões, I.P. renovou com a UEM o Protocolo da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira. Esta cátedra surgiu no âmbito de um protocolo de cooperação assinado em 2008 entre as duas entidades, tendo iniciado a sua atividade de investigação em janeiro de 2009. Durante estes anos tem contribuído para difundir e promover estudos sobre a língua portuguesa e produzir ferramentas e materiais destinados ao ensino da língua portuguesa como língua não materna.