Com a colaboração de todos os estados membros da UE, a Delegação da União Europeia em Namíbia promoverá o "Euro Film Festival", que decorrerá durante uma semana, em Windhoek e, posteriormente, em Swakopmund. O Euro Film Festival resulta de um consórcio formado pelo Goethe-Institut, Instituto Français, and Cineuropa.
Esta iniciativa conta com a participação do British High Commission, Camões – Coordenação de Ensino de Português no Estrangeiro em Namíbia, Goethe-Institut, Embaixada de Finlândia, Embaixada de Espanha.
A exibição dos filmes será no cinema Sterkinekor Maerua- Mall, em Windhoek, de 28 de outubro a 3 de novembro de 2019, e em Swakopmund, de 4 a 9 de novembro de 2019, no Cinema Atlanta.
O filme português selecionado é “São Jorge”, de Marco Martins, cuja personagem principal é Jorge, um pugilista desempregado que tenta a todo o custo encontrar formas de garantir o sustento de Susana e Nelson a mulher e filho. Quando ela, emigrante brasileira, decide fugir da crise financeira que se instalou em Portugal e regressar ao seu país, Jorge fica sem saber o que fazer. Como último recurso, aceita um trabalho numa empresa de cobrança de dívidas. Usando o seu corpo treinado para a luta corpo a corpo, passa a intimidar pessoas que, tal como ele, se encontram numa situação desesperada. De um momento para o outro, vê-se a atravessar a fronteira da moralidade e a entrar num mundo de criminalidade gerada pela pobreza e pela falta de alternativas.
É um filme que retrata os anos da intervenção da troika em Portugal, cuja ação se desenrola nos bairros problemáticos de Lisboa.
A exibição do filme português será no dia 1 de novembro de 2019, no Cinema Sterkinekor, em Windhoek, e no dia 7 de novembro de 2019, no Cinema Atlanta, em Swakopmund.