O novo programa estratégico de cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe dedica 57,5 milhões de euros para projetos a desenvolver até 2020, dois terços dos quais para Educação, Formação e Cultura, Saúde e Assuntos Sociais.
A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, vai assinar o novo programa no dia 7 de setembro de 2016, no decorrer de uma visita àquele país.
A maioria dos principais projetos que existiam no anterior programa, como sejam o Projeto Escola Mais, do Projeto Saúde para Todos e do Programa de Cooperação Técnico-Militar, irão manter-se. O objetivo do programa é o de articular a ajuda aos projetos em São Tomé com outras vertentes da cooperação, em linha com a estratégia do MNE de dar "um impulso acrescido à cooperação delegada, com fundos comunitários".
Em declarações à Agência Lusa, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação referiu: "Na conceção deste PEC tivemos como orientações de fundo alguns princípios: queremos menos dispersão, ou seja verbas concentradas em projetos de maior envergadura, com uma capacidade de impacto mais significativa. Por outro lado, queremos que a intervenção tenha uma lógica participada e inclusiva, ou seja garantir que há uma aderência dos projetos à realidade local". O objetivo do programa é o de articular a ajuda aos projetos em São Tomé com outras vertentes da cooperação, em linha com a estratégia do MNE de dar "um impulso acrescido à cooperação delegada, com fundos comunitários".