A 4ª edição do New York Portuguese Short Film Festival (NYPSFF), evento dedicado a divulgar internacionalmente a nova geração de realizadores portugueses no domínio das “curtas”, vai decorrer em simultâneo em Nova Iorque, Lisboa e pela primeira vez em Cascais, nos dias 30 e 31 de maio de 2014.
As películas serão projetadas às 19:30 nos Tribeca Cinemas, em Nova Iorque, às 21:30 no Teatro do Bairro, em Lisboa, e também às 21:30 na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
O programa inclui 17 “curtas” selecionadas por um júri composto por personalidades do meio cinematográfico português, brasileiro e norte-americano: Lynda Hansen (produtora), Rui Simões (realizador), Francisco Manso (realizador), Mário Patrocínio (realizador) e Carlos Filipe Freitas (blogger).
O NYPSFF, lançado em 2011, é uma iniciativa do Arte Institute, organização independente, apoiada pelo Camões, IP e sediada em Nova Iorque, que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea internacionais, em especial portugueses, através de uma plataforma triangular: Europa, América do Norte e América do Sul.
Ao organizar anualmente o Festival em três países – EUA, Brasil e Portugal – o Arte Institute pretende ampliar e conquistar novos públicos para o cinema português, em todo o mundo.
Nesta edição, o programa inclui curtas-metragens de Nuno Serrão, Filipe Coutinho, Vasco Mendes, André Braz, Afonso Pimentel, Luís Soares, Cláudia Alves e José Trigueiros, entre muitos outros.
O Arte Institute levará a 4ª edição do NYPSFF até ao Brasil, Angola, Reino Unido e Canadá, “projetando assim a vanguarda do cinema português e abrindo novas avenidas de cooperação cultural”.
Mais informações: http://arteinstitute.org/nypsff/
Contacto: