Olga Sanina é a vencedora do programa YARITORI - Residência Criativa Portugal-Japão 2025

Publicado em quinta-feira, 20 fevereiro 2025 14:49

Olga Sanina é a vencedora da 2.ª edição do programa YARITORI de residências criativas criado entre Portugal e o Japão, organizado pelo Camões - Centro Cultural Português em Tóquio e o Paradise AIR, com a colaboração de Vasco Mourão como Diretor Artístico.

Das 173 candidaturas apresentadas e avaliadas pelo júri, destaca-se a elevada qualidade, diversidade e relevância das candidaturas finalistas. Após uma segunda avaliação, o júri decidiu como vencedora a candidatura apresentada por Olga Sanina.

A candidatura vencedora de Olga Sanina, "ELOGIO DA SOMBRA 陰翳礼讃 | Sob as árvores", destacou-se pelo foco num elemento muito específico, as árvores que sobreviveram a duas grandes tragédias de Tóquio: o grande terremoto de Kanto, em 1923, e os bombardeios incendiários de 1945.

Ao trabalhar a partir deste património vivo da cidade, Olga Sanina tece uma relação entre passado e presente através da criação de herbariums e de uma série de obras onde usa as folhas destas árvores como matéria-prima, numa perspetiva única e extremamente pessoal. Olga Sanina definiu também um cronograma de trabalho, entrevistas e pesquisa no terreno onde a presença da artista é fundamental para o projeto, porque é parte integral da obra. Outro aspeto, muito valorizado na candidatura, foi o facto de a artista ter demonstrado como irá continuar a explorar este tópico após o período da residência.

O programa YARITORI - Residência Criativa é um programa anual que visa apoiar cidadãos portugueses que trabalham em campos criativos, incluindo, mas não se limitando, às artes visuais, design, fotografia, literatura, dança e escultura, permitindo-lhes desenvolver trabalho pessoal durante uma estadia no Japão.

A segunda edição da Residência, com duração de 45 dias, decorrerá nos meses de abril e maio de 2025, em Matsudo, Chiba (a 30 minutos de Tóquio), com apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Fotos: © Michael Sanchez | © François Brunner | © Olga Sanina