Portugal: 8.ª Conferência Internacional sobre Cooperação Triangular

Publicado em quinta-feira, 10 outubro 2024 14:21

"Conectando Processos Globais para Criar Impacto Local" foi o lema da 8.ª Conferência Internacional sobre Cooperação Triangular, coorganizada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.), e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), nos dias 7 e 8 de outubro de 2024, na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Nuno Sampaio, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, deu as boas-vindas a 180 delegados de mais de 50 países e organizações internacionais e regionais, com vista a promover o debate internacional sobre como, em tempos de policrise, a Cooperação Triangular contribui para impulsionar o investimento em parcerias inclusivas e impacto local.

A Cooperação Triangular é, também, uma prioridade no G20 e o evento de Lisboa mostrou o seu potencial para criar impulso antes da 4.ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FfD4) e da Cimeira do Futuro.

Mayumi Endoh, Diretora-Adjunta da Direção de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, afirmou: "É justo dizer que a Cooperação Triangular se tornou mainstream, e o nível de participação e entusiasmo na sala foi um testemunho disso. Olhando para o futuro, todos os olhos estão em Sevilha e FfD4, e esta é uma oportunidade única para ampliar a Cooperação Triangular".

"Temos orgulho em ser parceiros de Portugal e do Camões, I.P.", afirmou a Diretora do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), Dima Al-Khatib, "e temos o prazer de lançar a nova Janela de Cooperação Triangular do Fundo das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, para facilitar estratégias robustas de Cooperação Sul-Sul e Triangular para orientar e apoiar ações coordenadas entre parceiros, garantindo que estes esforços sejam bem direcionados, impactantes e produzam resultados acelerados".

Yuri de Souza, Coordenador-Geral para a Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), afirmou: "Esta semana discutimos ideias importantes baseadas no reconhecimento do G20 de que a cooperação trilateral é uma modalidade que contribui para promover a parceria e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030. Foi importante para o Brasil fazer um balanço das valiosas contribuições de diferentes participantes, que apoiarão a promoção das ações do mecanismo de partilha de conhecimento do G20 através do Co-Lab de Cooperação Trilateral".

"Para a Tailândia, a Cooperação Triangular está baseada nos princípios de iniciativas, esforços e responsabilidade conjuntos entre os países parceiros, através da implementação de projetos de desenvolvimento, formações e programas pós-graduados alinhados com as necessidades dos nossos parceiros. A Tailândia acredita firmemente que esta modalidade é o caminho a seguir na Cooperação para o Desenvolvimento Internacional, através do prisma 3P, compromisso político, parceria e prioridade", afirmou Pimwadee Sovaratanapong, Diretora-Geral Interina da Agência Tailandesa de Cooperação Internacional (TICA).

Edson Barreto, Diretor do Gabinete de Quadros do Presidente da República de Angola, afirmou: "Sendo recém-chegado à Cooperação Triangular, percebi que estou a fazê-lo há muito tempo e que aqui estamos a fazer o futuro". Prosseguiu dizendo: "Vejo um papel para a Cooperação Triangular e a sua dimensão de investimento, num projeto estrutural liderado por Angola, juntamente com a RDC e a Zâmbia, o desenvolvimento de cadeias de valor ao longo do Corredor do Lobito".

Florbela Paraíba, Presidente do Camões, I.P., reconheceu a renovada dinâmica desta 8.ª conferência, organizada em torno de três eixos - Estratégia, Sistemas e Projetos - e sublinhou a significativa contribuição da Ásia para esta modalidade de cooperação.

Nas suas palavras de encerramento, anunciou uma primeira contribuição da Cooperação Portuguesa para o Desenvolvimento para a nova Janela de Cooperação Triangular da UNOSSC.

A OCDE e o Camões, I.P. coorganizarão a 9.ª edição da Conferência Internacional sobre Cooperação Triangular, no outono de 2025, em Lisboa.