Portugal: Camões, I.P. e Lidel, Lda. assinam protocolo para apoio ao ensino e promoção da Língua Portuguesa

Publicado em sexta-feira, 20 fevereiro 2026 16:47

Foi assinado, no dia 18 de fevereiro de 2026, na sede do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, um Protocolo entre o Camões, I.P., e a Lidel - Edições Técnicas, Lda. que visa o apoio ao ensino e à promoção da Língua Portuguesa. A cooperação foi celebrada pela Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Florbela Paraíba, e pela Diretora Executiva da Lidel, Lda., Dra. Rita Annes.

O financiamento acordado no Protocolo, que se insere no programa Empresa Promotora da Língua Portuguesa - iniciativa que reúne atualmente 13 empresas, estando a Lidel - Edições Técnicas no grupo das primeiras empresas aderentes -, terá uma duração de dois anos e estabelece o apoio desta editora à criação/atualização de bibliotecas em qualquer país, onde existam ou venham a ser criadas Cátedras, Centros de Língua Portuguesa e Leitorados do Camões, I.P., e à dinamização de ações de formação de professores.

No âmbito desta parceria, já foram adquiridos cerca de 1300 títulos, para apetrechamento de mais de 25 Centros de Língua Portuguesa, em diversos países.

A Lidel - Edições Técnicas, Lda apoiou igualmente, através deste Programa, ações de formação para professores dos ensinos básico, secundário e superior em vários países, casos da África do Sul, Namíbia, Essuatíni, Zimbabué e Botsuana.

Com a renovação deste Protocolo, vai ser possível chegar, nos próximos anos, a mais professores e alunos de várias geografias, com o objetivo de reforçar a estratégia de internacionalização da língua e da cultura portuguesas. 

Foto: Camões, I.P.

35462 2