O Dia Mundial da Terra, celebrado no dia 22 de abril, foi a data escolhida para a apresentação pública do Laboratório Associado TERRA.
O TERRA - Laboratório para a Sustentabilidade do Uso da Terra e dos Serviços dos Ecossistemas, com sede no Instituto Superior de Agronomia (ISA), é um laboratório associado que congrega mais de 400 investigadores de cinco unidades de investigação das Universidades de Lisboa e Coimbra (CEF - Centro de Estudos Florestais, CEG - Centro de Estudos Geográficos, CFE - Centro de Ecologia Funcional, ISAMB - Instituto de Saúde Ambiental e LEAF - Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food, que visa proporcionar respostas e aconselhamento aos setores público e privado, quer através do envolvimento de cientistas, partes interessadas e decisores políticos para co-criar conhecimento e construir processos para o desenvolvimento sustentável e gestão de recursos naturais.
O encontro contou com uma sessão de apresentação pelo seu Diretor Executivo, Paulo Branco, seguido de intervenções da Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues, do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Ramalho Santos, e do Coordenador do Conselho de Laboratórios Associados, João Rocha.
A convite da Presidente daquele Laboratório, Teresa Ferreira (ISA), o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. participou na mesa redonda, que versou o tema da sustentabilidade e na qual estiveram Filipe Pimentel Rações, jornalista da Green Savers, Marta Cortegano, Diretora da Associação Terra Sintrópica, e Ricardo Trigo, Investigador do Instituto Dom Luiz.
O Camões, I.P. esteve representado na mesa redonda por Miguel Galante, ponto focal para o Ambiente e Alterações Climáticas, que abordou a relação do Norte Global com o Sul Global no quadro dos processos em curso nas Convenções das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e Biodiversidade, tendo, também, valorizado a importância do papel da Academia na Cooperação para o Desenvolvimento Português, de que o projeto de Cooperação Triangular TRICAFE, no qual o conhecimento científico é aplicado no desenvolvimento de boas práticas de adaptação às alterações climáticas no cultivo do café no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, constitui um bom exemplo.
O Laboratório Associado Terra desenvolve a sua atividade em cinco áreas principais: (1) Agricultura, Silvicultura e Pesca Sustentáveis; (2) Capital Natural e Serviços dos Ecossistemas; (3) Processamento de Produtos e Economia Circular; (4) Sociedade e Saúde Ambiental e (5) Sistemas Sócio-Ecológicos, Planeamento e Políticas.