Kiara Terra Ferraz Pupim e Cinara Santos Peralta Pisco são as vencedoras da edição de 2023 do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo 2023.
Kiara Terra Ferraz Pupim venceu a categoria de “Melhor Conto” e Cinara Santos Peralta Pisco a de “Melhor Ilustração”. Os vencedores foram anunciados numa cerimónia que decorreu a 9 de dezembro de 2023. "A minha pessoa preferida", é o título do conto vencedor, de Kiara Pupim, que se apresentou a concurso com o pseudónimo “Antónia”.
Na categoria de “Melhor Ilustração”, subordinada a um excerto da obra "As cores do arco íris”, de Matilde Rosa Araújo, a ilustração vencedora é de Cinara Santos Peralta Pisco, que se apresentou a concurso com o pseudónimo “Lava Mina”.
O júri atribuiu ainda as seguintes “Menções Honrosas”: modalidade “Conto” - “Pum Catrapum”, de Sofia Ramos; e modalidade “Ilustração” - Cátia Oliveira e Vitor Rocha.
Em 2023, o Júri do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo foi composto por: Inês Fonseca Santos, jornalista e escritora, especialista do Plano Nacional de Leitura e guionista de espetáculos para a infância; Filipa Soares, Coordenadora do Ensino de Português em Espanha e Andorra, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; Adélia Carvalho, escritora e editora, em representação da Editora Tcharan, parceira da Câmara Municipal da Trofa neste processo, Artur Costa e Ana Catarina Ribeiro, em representação da Câmara Municipal da Trofa.
Esta edição do Concurso Lusófono da Trofa contou com 364 participações, dos seguintes países: Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O Concurso Lusófono da Trofa é uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa que conta com o apoio do Camões, I.P., e destina-se a promover a literatura infantil.