Portugal: Encontro com a Diretora Executiva do Fundo Verde para o Clima

Publicado em sexta-feira, 30 janeiro 2026 14:38

No dia 23 de janeiro de 2026, a Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Florbela Paraíba, reuniu-se com a Diretora Executiva do Fundo Verde para o Clima, Mafalda Duarte, no sede do Instituto, num encontro centrado na promoção da cooperação em matéria de ação e financiamento climáticos.

O Fundo Verde para o Clima é um mecanismo internacional criado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC), com o objetivo de apoiar ações de adaptação e mitigação climática em países em desenvolvimento. A sua intervenção visa contribuir para os compromissos assumidos pela comunidade internacional no combate às alterações climáticas, promovendo a transição para economias de baixo carbono e resilientes ao clima.

O contacto com o Camões, I.P. insere-se na estratégia do Fundo Verde para o Clima de diversificação de parceiros institucionais, bem como na identificação de novas fontes de financiamento e oportunidades de cooperação, sobretudo junto dos PALOP e de Timor-Leste.