Portugal: Inauguração da Exposição “Desenhar o Lugar – Percursos de Permanência e Trânsito”, de Emerson Quinda

Publicado em segunda-feira, 19 janeiro 2026 17:19

No dia 15 de janeiro de 2026, foi inaugurada na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. a exposição “Desenhar o Lugar – Percursos de Permanência e Trânsito”, do artista Emerson Quinda. A cerimónia contou com intervenções da Presidente do Camões, I.P., Florbela Paraíba, do curador Ricardo Barbosa Vicente, do diretor artístico das Galerias de Arte Municipais de Loulé, João Serrão, e do próprio artista. Esteve igualmente presente a Primeira-Secretária da Embaixada de São Tomé e Príncipe em Lisboa, N’Dginga Nascimento.

Com forte inspiração nas origens são-tomenses, a obra de Emerson Quinda cruza práticas tradicionais e abordagens contemporâneas. Entre tons intensos usados nas pinturas e a representação de rituais sociais na escultura, constrói noções de resistência e esperança face à instabilidade e ao conflito.

As treze obras que compõem a exposição foram elaboradas no âmbito de uma residência artística desenvolvida com apoio da Câmara Municipal de Loulé e estão também integradas numa iniciativa expositiva apoiada pelo Camões, I.P.: o “Laboratório do Atlântico”.

A exposição estará patente até dia 27 de fevereiro de 2026, na Sala de Exposições do Camões, I.P. (Av. da Liberdade, 270, Lisboa), podendo ser visitada nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30.

IMG_1330.JPG

IMG_1358.JPG