A exposição “Fragmentos”, de Osias André, foi inaugurada no edifício sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no dia 6 de novembro de 2025. A sessão contou com a intervenção do Vice-Presidente do Camões, I.P., Pedro Oliveira, do curador, Ricardo Barbosa Vicente, e do próprio artista. Esteve também presente a Embaixadora de Moçambique em Portugal, Stella Pinto Zeca.
A obra de Osias André apresenta uma junção entre pintura e escultura, e procura representar o corpo enquanto território em mutação, marcado por fragmentações e espaços que o atravessam. É composta por pinturas onde estão representados corpos que vão além do seu enquadramento, propondo a imaginação de sua continuidade e a ponderação acerca das ausências que os rodeiam. Complementam a proposta esculturas de cabeças, que surgem como extensões dos quadros ao adicionar tridimensionalidade e marcas de manuseio como fatores de ponderação. Deste modo, a obra reflete acerca da a ligação entre corpo, natureza, matéria e espírito.
A exposição estará patente até dia 28 de novembro de 2025, na Sala de Exposições do Camões, I.P. (Av. da Liberdade, 270, Lisboa), podendo ser visitada nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30.