A 3.ª Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED 2025-2030) foi oficialmente lançada no dia 10 de dezembro de 2025, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Este evento simbólico, que teve lugar na Biblioteca da Rainha, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, proporcionou, também, uma oportunidade para assinalar os 20 anos da Linha de Cofinanciamento de Projetos de Educação para o Desenvolvimento de ONGD, promovida anualmente pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
A sessão contou com intervenções da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Ana Isabel Xavier, e da Presidente do Camões, I.P., Florbela Paraíba, que, nas suas palavras, enalteceram a relevância deste novo marco estratégico, fruto de um intenso e continuado trabalho colaborativo e participativo, e afirmaram a centralidade da Educação para o Desenvolvimento para a construção de sociedades mais justas, solidárias, inclusivas e sustentáveis.
A apresentação da ENED 2025-2030 foi assegurada por La Salete Coelho, do Secretariado de apoio à ENED, que fez uma retrospetiva sobre o caminho percorrido até à aprovação desta nova Estratégia e apresentou os seus principais eixos estratégicos e quadro de ação.
Estiveram presentes na sessão representantes das diversas Entidades Subscritoras do Plano de Ação da ENED (ESPA), Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) e vários outros atores e parceiros de relevo, como o GENE – Global Education Network Europe, organização europeia que teve um importante contributo para a elaboração deste novo marco estratégico.
A aprovação da ENED 2025-2030 vem dar continuidade e aprofundar o compromisso político nacional no domínio da Educação para o Desenvolvimento (ED), assumido desde 2010 através da adoção das sucessivas ENED, reafirmando a ED enquanto dimensão estratégica da política Portuguesa de Cooperação para o Desenvolvimento.
Este foi também o momento de divulgação de um vídeo alusivo ao lançamento da ENED 2025-2030 e ao marco dos 20 anos da Linha de Cofinanciamento de projetos de ED de ONGD, disponível aqui.
O próximo passo será a subscrição formal do Plano de Ação da ENED 2025-2030, por parte das diversas entidades públicas e organizações da sociedade civil envolvidas, num evento a acontecer já no início de 2025.



