Decorreu em Lisboa, entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024, uma atividade de intercâmbio entre a Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia (APC – Colômbia) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no quadro do Programa Ibero-Americano para o Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul (PIFCSS), e na sequência da convocatória do Mecanismo Estruturado para o Intercâmbio de Experiências de Cooperação Sul-Sul (MECSS) para o ano de 2024.
O Projeto "Perspetivas comparadas e sinergias: Uma revisão das Estratégias de Avaliação de Projetos em Portugal e Colômbia” está a ser executado pela APC - Colômbia e pelo Camões, I.P. Nesta missão a Portugal participaram, por parte da APC – Colômbia, Loly Bimber, líder da equipa de dados da Direção de Oferta, e Carolina Rodriguez, ponto focal para as relações com Portugal. Do lado do Camões, I.P., participaram todos os elementos da equipa de avaliação do Gabinete de Avaliação e Auditoria (GAA) e ainda um vasto grupo de dirigentes e técnicos de várias unidades orgânicas das áreas de planeamento e execução de programas e projetos de cooperação internacional e estatísticas da ajuda ao desenvolvimento público.
No âmbito desta iniciativa, foram ainda realizadas reuniões de trabalho com o Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com a Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e Energia, e com as Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesas OIKOS - Cooperação e Desenvolvimento e Instituto Marquês de Valle Flôr.
Este Projeto tem como objetivos principais identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria dos sistemas de avaliação de projetos de cooperação internacional da Colômbia e de Portugal, de modo a fortalecer as capacidades das equipas técnicas na avaliação de projetos e melhorar as metodologias de avaliação dos países para que possam ser operacionalizadas.
Pretende-se ainda a troca de conhecimentos em sistemas e metodologias de avaliação de projetos, para apoiar ambas as entidades a identificar oportunidades de melhoria e a estabelecer possíveis estratégias para mitigar desafios comuns, bem como efetuar análises comparativas de ambos os sistemas onde podem ser definidas as sinergias e as divergências entre as abordagens de avaliação entre um país do Sul e outro do Norte.