Nos dias 15 e 16 de maio de 2024, teve lugar, em Lisboa, a primeira reunião temática da Presidência Portuguesa do Processo de Rabat 2024 sobre os efeitos positivos da migração regular para o desenvolvimento sustentável, com enfoque no papel do empreendedorismo e do envolvimento da diáspora.
O evento, copresidido por Portugal e Senegal, foi organizado pela Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA) e contou com a participação de representantes de vários países africanos, europeus e organizações parceiras.
A Diretora da Cooperação Bilateral do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Carolina Estróia, moderou um dos principais painéis desta reunião temática, dedicado ao Empreendedorismo e Envolvimento da Diáspora.
Esta sessão destacou-se na identificação de boas práticas e projetos sobre o envolvimento da diáspora nos países de origem, com especial atenção em iniciativas que envolvam mulheres e jovens. Foram discutidos os desafios e barreiras no envolvimento da diáspora, e foram apresentadas recomendações para superá-los. Abordaram-se, também, estratégias para aumentar o diálogo entre os países de origem e de destino, promovendo a transferência de competências e recursos.