Encerrou no dia 13 de outubro de 2023 a VII Reunião Internacional sobre Cooperação Triangular, coorganizada pelo Camões, I.P. e a OCDE, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.
Estiveram presentes em Lisboa mais de duas centenas de representantes de agências de cooperação, bancos de desenvolvimento, organizações internacionais, de mais de 50 países dos cinco continentes, sob a bandeira “Potenciar parcerias”.
A sessão de abertura contou com intervenções do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, do Presidente do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da OCDE, Carsten Staur, da Diretora do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), Dima Al-Khatib, e da Secretária para a Cooperação da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), Lorena Larios.
A Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Fernandes, e a Diretora da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, Pilar Garrido, encerraram o encontro.
O potencial desta modalidade de cooperação resultou inequívoco para os participantes, em particular naquilo em que pode acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; pela apropriação efetiva que representa para todos os detentores de interesse; pela qualidade das parcerias que proporciona; pela sua flexibilidade mas, sobretudo, pelo foco nos resultados que verdadeiramente importam para as pessoas.
As reuniões "triangulares" que o Camões, I.P. coorganiza com a OCDE, em Portugal, têm representado, ao longo dos últimos anos, um contributo fundamental para a partilha de conhecimento entre diferentes atores de desenvolvimento e para avanços significativos desta importante agenda internacional.