A Associação Karingana Wa Karingana e a Universidade do Minho com o apoio do Ministério da Educação de Moçambique, Fundação Carlos Lloyd Braga, Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto Camões, criaram um prémio literário destinado a estudantes Moçambicanos finalistas da 12ª classe do ensino pré-universitário nos anos 2010 e 2011, e que comprovadamente tenham frequentado este ciclo de estudos em Moçambique.
Assim, os estudantes moçambicanos são desafiados a finalizar um conto iniciado por Mia Couto, que, posteriormente, presidirá ao júri que irá escolher o melhor texto, recebendo o vencedor uma Bolsa de Estudos para a realização de estudos de licenciatura em Portugal na Universidade do Minho, por um período de 3 (três) anos e a edição conjunta das 3 (três) melhores obras a concurso e de um conto escrito por Mia Couto.
O Prémio, num valor estimado de quarenta mil euros, pretende fomentar o uso do português enquanto língua de cultura e de enorme tradição literária, ao mesmo tempo que estimula a imensa variedade e riqueza trazidas para a língua por todos os povos que a falam, deverá ser transportado para outros países de expressão portuguesa.
Os trabalhos deverão ser enviados até 30 de Junho de 2012 para a morada ( R. Patrice Lumbumba nº 899, Maputo, Moçambique), ou através do email:
Para mais informações consulte http://karinganawakaringana.org