Realizou-se no dia 4 de outubro de 2023, no Camões - Centro Português de Cooperação em Luanda, uma cerimónia de receção aos 23 bolseiros angolanos selecionados para integrar o programa de bolsas de estudo do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., nível de licenciatura, no Ensino Superior em Portugal, no ano letivo 2023/2024. Estiveram presentes o Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, o Diretor-Geral do Instituto Nacional de Gestão das Bolsas de Estudo (INAGBE), Milton Chivela, e o Adido para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa.
Neste importante momento da vida pessoal e académica dos jovens estudantes, o Embaixador de Portugal em Angola felicitou os bolseiros pelo sucesso da sua candidatura, e destacou a importância do programa das bolsas de estudo no âmbito das relações de cooperação entre os dois países, bem como a responsabilidade que têm de enriquecer o seu conhecimento e contribuírem no futuro para o desenvolvimento de Angola.
Os novos bolseiros são provenientes das províncias de Benguela, Bengo, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huíla, Luanda e Zaire, e a maioria dos selecionados escolheram cursos da área cientifico-tecnológico, nomeadamente diferentes ramos da engenharia, mas também da medicina e outros, fazendo assim a melhor ligação possível ao mundo das empresas, ao mundo do trabalho, ao mundo da produção e do desenvolvimento económico-social.
O Programa de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em Portugal concedidas pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. a cidadãos angolanos, contempla no global um contingente de 40 bolsas de estudo de licenciatura e 6 de mestrado, num total de 46 bolsas, o que demonstra a aposta da Cooperação Portuguesa na Educação e na formação superior em Angola. Esta é uma aposta que desejamos consolidar e reforçar, nomeadamente em setores como a Saúde.