No âmbito da Linha de Financiamento de ONGD de Projetos de Ação Humanitária, foi apoiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o projeto “Construção e consolidação da paz através da criação de emprego e autoemprego entre jovens deslocados em Cabo Delgado” da ONGD Associação Helpo.
Esta intervenção tem por objetivo criar oportunidades de emprego e autoemprego entre os jovens de Cabo Delgado que não estudam nem se dedicam a qualquer atividade geradora de rendimento ou que estão em fase de conclusão na Escola Secundária, conciliando este ciclo de escolaridade com as necessidades do mercado de trabalho.
Este projeto, com a duração de 12 meses, foi implementado pela ONGD Associação Helpo, em parceria com a AIP – Associação Industrial Portuguesa e a Direção Provincial de Educação de Cabo Delgado, cofinanciado pelo Camões, I.P. e pela Galp Energia, S.A..
Apesar de vários desafios, foi possível beneficiar 110 jovens de Cabo Delgado, dos quais 59 raparigas. As 6 valências previstas, literacia e numeracia, “soft skills”, orientação vocacional, acesso à internet, empreendedorismo e planos de negócios foram ministradas com sucesso.
Em termos de empreendedorismo, resultaram 15 planos de negócios, de 16 empreendedores que foram aprovados para financiamento dos quais foi possível implementar 14 negócios.
Para mais informação sobre o projeto, pode consultar um vídeo aqui