O Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, assistiu no dia 18 de julho de 2018, na Ilha do Sal, à assinatura da convenção de financiamento do projeto PRO-CULTURA entre a Comissão Europeia e os ordenadores nacionais dos PALOP e Timor-Leste no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento.
Trata-se de um projeto financiado pela União Europeia, com um orçamento total de 19,2 milhões de euros, que decorrerá nos seis países entre 2018 e 2023. O Camões, I.P. será responsável pela execução do projeto, por delegação da Comissão Europeia, e cofinanciador no montante de 1,2 milhões de euros.
O objetivo deste projeto é contribuir para reforçar as oportunidades de emprego e o potencial de geração de rendimento nos setores culturais, em particular na música, artes performativas e literatura infantil-juvenil. Terá três componentes principais de intervenção: formação técnica de recursos humanos; apoio à difusão e comercialização da música e das artes performativas; apoio à criação e publicação de literatura infantil-juvenil, procurando contribuir para a escolarização e hábitos de leitura e para reforçar a identidade regional dos PALOP e Timor-Leste.