Apesar do Estado de Emergência decretado em Timor-Leste como consequência da Pandemia, em vigor desde 28 de março de 2020 e renovado até 27 de maio, o Projeto Quinta Portugal tem prosseguido a maioria das atividades.
No quadro das atividades contratualizadas com a GIZ no âmbito do Projeto PSAF, o projeto Quinta Portugal, apenas estão suspensas as atividades de formação técnica a agricultores, com carácter presencial e em grupo, tendo sido possível prosseguir com as atividades de distribuição de plantas da época 2019/20 e produção de plantas da época 2020/21 no viveiro do Centro Agroflorestal da Quinta Portugal e nos 9 viveiros familiares associados ao projeto, num total de 80.000 plantas e com uma taxa de execução de 85% face ao previsto.
No quadro bilateral, o projeto Quinta Portugal deu continuidade a atividades de plantação, demonstração e formação em moldes adequados à situação atual, com reforço de medidas preventivas, redistribuição do pessoal por áreas, e formação individualizada. Entre maio e início de agosto está prevista a realização da atividade de formação, que pressupõe o empréstimo de equipamento e acompanhamento da seleção e processamento de café, destinada aos produtores de café do município Aileu.
Neste contexto, o Projeto adquiriu 10 máquinas de despolpa de café e vai iniciar o apoio a 7 grupos de cafeicultores, dando formação individual ou a grupo reduzido, demonstração e acompanhamento de todo processo de seleção e processamento do café.
O Projeto Quinta Portugal tem como objetivo contribuir para a melhoria da segurança alimentar nacional, através do aumento dos rendimentos das comunidades rurais, por meio da diversificação das suas produções agroflorestais e do fortalecimento das cadeias de mercado, estimulando a prática de técnicas de conservação e gestão sustentável dos recursos naturais e intervém no Município de Aileu – Timor-Leste.