No dia 29 de setembro de 2023, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., parceiro de implementação do projeto Go Blue, liderou o ateliê de validação do plano de ação do turismo e património cultural 2030 da zona costeira do Quénia, que teve lugar hotel Muthu Nyali Beach, em Mombaça.
O ateliê destinou-se, sobretudo, à recolha de contributos da versão preliminar do plano de ação da região Jumuiya Ya Kaunti Za Pwani (JKP) por parte dos principais atores do setor de intervenção, tendo sido oficialmente validado com a inclusão das valiosas contribuições dos participantes.
Cerca de 40 entidades colaboraram na discussão desta versão preliminar, destacando-se a participação do Comissariado Regional da zona costeira, representantes dos seis condados regionais da região JKP, a Academia, representantes do sector privado, incluindo a Kenya Coast Tourist Association, e organizações da sociedade civil, perfazendo um total de 54 participantes.
O plano de ação para o turismo e património cultural 2030 da zona JKP é um produto do projeto Go Blue Kenya, uma parceria entre a União Europeia e o Governo do Quénia para promover o avanço da agenda da Economia Azul na zona costeira do território. O Camões, I.P., com o apoio do Instituto Padre António Vieira e do Secretariado do JKP, tem liderado o processo de desenvolvimento do plano de ação, através da metodologia de governação integrada.
O plano de ação foi desenvolvido numa ótica de utilização sustentável dos recursos, tendo por base a participação efetiva de todos os atores chave na preservação destes bens, quer para a geração presente quer para as futuras. Adicionalmente, tem a ambição de aumentar as oportunidades de acesso a emprego e geração de rendimento, com especial foco nos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, contribuindo assim para a diversificação e singularidade da cadeia de valor dos setores do turismo e património cultural na zona costeira do Quénia.
Este plano de ação para o turismo e património cultural 2030 da zona JKP propõe a adesão estrita a sete princípios fundamentais: Diversidade, Inclusão, Equidade, Pluralidade, Ética, Sustentabilidade e Turismo Responsável. O seu lançamento formal está agendado para 27 de outubro de 2023, em Mombaça, no Quénia.
A componente Turismo e Património Cultural do Programa Go Blue é cofinanciada e implementada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., com o objetivo global de contribuir para o fortalecimento das cadeias de valor destes sectores no Quénia, promovendo a inclusão e a sustentabilidade.
Mais informação sobre o projeto Go Blue em https://www.goblue.co.ke/