Um relatório sobre a Educação para o Desenvolvimento e Educação Global em Portugal, produzido pelo GENE - Global Education Network Europe, foi divulgado no Fórum de Educação para o Desenvolvimento realizado na Assembleia da República a 28 de outubro de 2014.
No relatório reconhece-se o “forte e continuado apoio à Educação para o Desenvolvimento em Portugal”, a “ampla participação dos atores interessados” e o “empenho político claro em manter o nível de financiamento”.
No mesmo documento observa-se que “a capacitação é uma prioridade para todas as instituições” e salienta-se a importância de manter “o impulso dado à integração da Educação para o Desenvolvimento em todos os níveis de ensino”.
O relatório resulta da visita de uma equipa internacional do GENE a Portugal, realizada em 2013.
A visita incluiu audiências com os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e do Ensino Básico e Secundário, com deputados das comissões parlamentares de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e da Educação, Ciência e Cultura e do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento.
A equipa internacional do GENE teve também audiências com as direções do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da Direção-Geral da Educação, bem como com vários representantes de instituições públicas e organizações da sociedade civil, com destaque para as organizações não-governamentais de desenvolvimento (ONGD) e escolas superiores de educação.
O GENE é a organização de referência na Europa neste domínio e envolve representantes de 25 países.
O documento foi apresentado por Helmuth Hartmeyer, Presidente do GENE e diretor da Agência de Desenvolvimento da Áustria (ADA), Eddie O’Loughlin, coordenador do GENE (Irlanda), Liam Wegimont, consultor do GENE (Irlanda) e Janina Moryc, dirigente do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia.
Consultar o relatório AQUI http://gene.eu/