República Checa: 1.º Colóquio da Cátedra Aquilino Ribeiro | Apresentação de Propostas

Publicado em segunda-feira, 12 maio 2025 16:18

Por ocasião do primeiro ano de funcionamento da Cátedra Aquilino Ribeiro, dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões e dos 140 anos do nascimento de Aquilino Ribeiro, as investigadoras da Cátedra Aquilino Ribeiro têm o prazer de convidar investigadores e investigadoras a apresentarem as suas propostas de comunicação sobre temas, questões e problemáticas que considerem importantes ou interessantes para o debate no âmbito das áreas de investigação (ou áreas complementares) da Cátedra Aquilino Ribeiro.

Para além da oportunidade dos participantes apresentarem os seus tópicos de investigação e conhecerem os dos seus colegas, o objetivo do colóquio consiste na discussão sobre as possíveis formas de futura colaboração, criação de projetos e publicações.

Áreas de investigação e alguns tópicos recomendados:

1. Linguística, ensino e estudos de tradução;

2. Literatura portuguesa, estudos aquilinianos, literaturas africanas em português:

3. Literatura e cultura brasileiras, estudos decoloniais.

As propostas deverão ser enviadas até ao dia 20 de junho de 2025, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e incluir um resumo da comunicação a apresentar com, no máximo, 250 palavras e uma breve nota biográfica com a mesma dimensão. A comunicação não deve exceder 15 minutos. São admitidas comunicações apenas em língua portuguesa.

Os resultados, em forma de artigo científico, poderão ser publicados, após o devido processo de revisão, na revista académica Études romanes de Brno.

A Cátedra Aquilino Ribeiro foi criada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em 2024, na Universidade Masaryk em Brno, na República Checa, com o objetivo de desenvolver iniciativas de investigação relacionadas com a língua e linguística portuguesa e com as culturas e literaturas em língua portuguesa.

Mais informações aqui.