Decorreu no dia 27 de abril de 2023 o 2.º Comité Estratégico do projeto PROCULTURA, simultaneamente nos PALOP, em Timor-Leste e em Lisboa, num formato misto, online e presencial.
O objetivo do encontro foi refletir sobre a implementação do projeto com representantes dos Ordenadores Nacionais e das tutelas da Cultura e da Educação, assim como representantes das Delegações da União Europeia dos seis países. Participaram também outros parceiros de implementação do projeto, na qualidade de observadores.
A sessão de trabalho, presidida pelo Diretor do Gabinete do Ordenador Nacional para a Cooperação Moçambique-UE, Embaixador Mário Saraiva Ngwenya, teve início com a intervenção da Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, e pela Chefe de Cooperação na Delegação da União Europeia em Moçambique, Paula Vazquez Horyaans.
Foram apresentados os progressos da implementação do projeto, bem como o plano de trabalho da assistência técnica à coordenação da ação, que teve início em janeiro, as recomendações da recente missão de avaliação realizada ao projeto e o respetivo plano de seguimento.
O encontro terminou com um debate aberto a todos os participantes, que tiveram oportunidade de comentar as temáticas apresentadas e propor orientações estratégicas para o projeto.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.