No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2022, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. editou um novo número da Revista Camões com o qual, após um interregno de sete anos, retoma uma publicação que teve início em 1998, com o propósito essencial de promover a língua portuguesa e as culturas em língua portuguesa.
Sob o título Uma língua cheia de mundo - Breviário de Literatura Portuguesa – Cátedras Camões, I.P., a revista reúne onze artigos produzidos por investigadores de Cátedras do Camões, I.P. no mundo, nomeadamente por algumas das que têm escritores portugueses como seus patronos - Almada Negreiros, António Lobo, Aquilino Ribeiro Antunes, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, José Saramago, Lídia Jorge, Manuel Alegre e Vergílio Ferreira -, sob a coordenação científica do professor Roberto Vecchi.
O número 26 da Revista Camões constrói, assim, um pequeno roteiro da literatura portuguesa tal como ela é pensada e promovida em contextos externos ao nosso país, evidenciando o papel que a rede de Cátedras do Camões, I.P., em universidades estrangeiras, assume hoje na promoção da língua e da cultura portuguesa e na internacionalização dos escritores portugueses e de língua portuguesa. Uma rede que conta já com 61 cátedras no mundo, mobilizando cerca de 500 investigadores.
Cátedras em universidades na Alemanha, Colômbia, Cuba, Espanha, Itália, Perú, Polónia, Roménia e Suíça participam neste número, espelhando a abrangência geográfica destas estruturas e o contributo que conferem para a criação de ciência e conhecimento em português, conforme destaca o artigo que encerra a revista sobre a rede de Cátedras do Camões, I.P.
Com esta edição, o Camões, I.P. atende a um público interno que acompanha a sua revista e coloca na rede de promoção do português no mundo – universidades, escolas, cátedras, consórcios de ciência, leitorados, centros de língua portuguesa e centros culturais – mais um conteúdo de divulgação da cultura portuguesa e, neste caso, da sua literatura.
A edição da Revista Camões conhecerá, ainda em 2022, um novo número, dedicado ao centenário do nascimento de José Saramago, com textos de escritores portugueses, de estudiosos nacionais e estrangeiros e de criadores de outras áreas artísticas.