O Camões - Centro Cultural Português em São Tomé inaugurou, no dia 11 de setembro de 2025, a exposição coletiva de fotografia “Verão da Gravana ao Olho São-Tomense”.
Reunindo trabalhos de jovens das comunidades de Água Izé, Praia Melão, Santana e Santa Catarina, as obras expostas são o resultado do Curso de Verão de Fotografia 2025, dinamizado ao longo do último mês sob a orientação do fotógrafo português João Barreiros.
Este projeto proporcionou a dezenas de jovens a oportunidade de explorar novas linguagens visuais, desenvolvendo competências técnicas e criativas. Através da fotografia, os participantes construíram pontes entre a expressão individual e a identidade coletiva, dando visibilidade às realidades e olhares das suas comunidades.
Mais do que uma mostra artística, a exposição afirma a importância do trabalho comunitário com a juventude, promovendo a inclusão social por meio de ferramentas de comunicação acessíveis e reforçando o papel da cultura como motor de transformação e aproximação entre pessoas.
A inauguração decorreu perante uma sala repleta, cujo entusiasmo se traduziu não só na forte adesão ao evento, mas também na valorização das obras apresentadas: a maioria das fotografias foi adquirida, revertendo o valor das vendas diretamente para as comunidades envolvidas.
A noite contou ainda com a atuação da Orquestra Social Rizoma, que acrescentou ao momento uma dimensão festiva e de partilha.
Fotos: © CCP S.Tomé