O Camões – Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Dacar organizou, no dia 5 de maio de 2022, a sua primeira atividade, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A professora Fatime Samb, da Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), de Dacar, presidente da Associação de Professores de Português do Senegal, proferiu uma conferência sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – «O que é a CPLP?» – e, em articulação com a professora, o leitor do Camões, I.P. na UCAD, José Horta, dinamizou uma outra conferência abordando o tema «O português no mundo: o hoje e o amanhã». As duas comunicações foram seguidas de um animado debate, tendo a jornada terminado com um concurso cultural, baseado na temática do Dia Mundial da Língua Portuguesa. É ainda de referir que esta atividade, realizada na Sala de Portugal do CLP em Dacar, contou com a presença de mais de setenta estudantes e professores de língua portuguesa no Senegal.
No domínio da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o CLP em Dacar tem prevista, para o dia 6 de maio de 2022, a realização de uma conferência intitulada Mes lectures de Fernando Pessoa en tant que poète et philosophe, com o intelectual senegalês El Hadj Kassé.
No dia 7 de maio de 2022, será ainda organizada uma festa da língua portuguesa e das culturas dos países da CPLP e do Senegal, durante a qual se prestará uma homenagem à professora Johayna Bassène, que dará o seu testemunho sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa no Senegal. Esta jornada, que contará sobretudo com a participação ativa de estudantes do Curso de Português da Faculdade de Letras e Ciências Humanas da UCAD, mas também com a atuação de convidados originários de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e do Senegal, será preenchida com espetáculos de música, de dança, de canto e de poesia.