Sevilha: Declaração Conjunta da Practitioners’ Network for European Development Cooperation

Publicado em quinta-feira, 03 julho 2025 17:40

No âmbito da participação de Portugal na 4.ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento em Sevilha, a Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Florbela Paraíba, encontrou-se com os seus homólogos, os CEOs das Agências de Desenvolvimento dos Estados-membros da UE, membros da rede Practitioners’ Network for European Development Cooperation (Rede PN).

Os CEOs retomaram a Declaração Conjunta da rede PN à conferência de Sevilha, que, reconhecendo os desafios que se colocam à Ajuda Pública ao Desenvolvimento, aponta soluções, que passam pela otimização dos recursos, a criação de parcerias inovadoras, ou a mobilização de capital privado.

A rede disponibiliza-se para, com base na experiência de cada um dos seus membros, maximizar a eficiência da Cooperação para o Desenvolvimento da União Europeia, no quadro da Equipa Europa e da Global Gateway.

A Practitioners’ Network reúne 25 Agências de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento de Estados-membros, certificadas para a gestão de fundos para a Ação Externa da União Europeia.

Na foto, da esquerda para a direita: Marco Rusconi (CEO AICS - Itália), Simon O’Connell (CEO da SNV - Organização Neerlandesa para o Desenvolvimento), Jean Van Wetter (CEO ENABEL - Bélgica), Florbela Paraíba (CEO Camões, I.P.), Jérémie Pellet (CEO Expertise France) e Tobias Jung (Secretário-Geral FIAP - Fundação para a Internacionalização das Administrações Públicas da Cooperação Espanhola).