A Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P., Florbela Paraíba, apresentou, à margem da 4.ª Conferência Internacional do Financiamento do Desenvolvimento, o “Roteiro 4P para Melhor Inclusão da Vulnerabilidade Multidimensional”, uma das iniciativas que compõem a Plataforma de Ação de Sevilha.
Na sua apresentação, Florbela Paraíba defendeu que a vulnerabilidade multidimensional (VMD) introduz justiça ao financiamento do desenvolvimento, viabilizando o acesso a financiamento concessional pelos países mais vulneráveis, ao introduzir critérios ambientais e sociais, para além de indicadores económicos como o PIB ou o RNB.
O roteiro 4P reúne uma coligação de doadores bilaterais comprometidos com a integração da vulnerabilidade multidimensional na tomada de decisão de financiamento e na definição das suas políticas de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
O roteiro prevê ainda um diálogo multilateral de Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e de Fundos Verticais sobre a questão da vulnerabilidade multidimensional.
Nesta sessão, moderada pela OCDE, participaram, ainda, Antón García, Diretor da Agência Espanhola para a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento; Rebeca Gryspan, Secretária-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento; Mary Beth Goodman, Secretária-Geral Adjunta da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico; Lorena Larios, Secretária-Geral da Secretaria-Geral Ibero-Americana; Gianpero Leoncini, Vice-Presidente Executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina.