Mais de 600 pessoas assistiram segunda-feira, na Capela de Belém/Aula Magna da Universidade Técnica de Praga, a uma palestra de Eduardo Souto Moura quando decorre uma exposição do arquiteto português na capital checa.
A exposição Eduardo Souto Moura: Concursos 1979- 2010 é organizada pela Galeria Jaroslav Fragner, em parceria com o Instituto Camões e a Fundação dos Arquitetos Checos.
A numerosa plateia que assistiu à palestra do Prémio Pritzker 2011 era constituída por alunos de arquitetura, arquitetos, professores, lusitanistas e outros interessados com as mais diversas formações, tendo sido abordados e apresentados os mais recentes projetos de Souto Moura, em Portugal e no estrangeiro.
Após a palestra, uma pequena sessão de perguntas e respostas deu oportunidade a alguns dos presentes para conhecer melhor a obra do arquiteto português e a sua visão para o futuro da arquitetura portuguesa.
Durante a visita a Praga Souto Moura, que se encontrou com diversas personalidades do panorama arquitetónico da República Checa, teve ainda oportunidade de visitar a Villa Tugendhat, na cidade de Brno, um ícone do modernismo da autoria do arquiteto Mies van der Rohe e recentemente restaurada.