O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. participou na 50.ª Reunião do Conselho de Administração do Fundo Global de luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária (Fundo Global), que decorreu em Genebra, de 14 a 16 de novembro de 2023.
Face ao impacto das alterações climáticas, a escalada de conflitos, tensões económicas e financeiras, o Fundo Global continua a progredir na luta contra o VIH, a tuberculose e a malária, no reforço dos sistemas de saúde e na prossecução do ODS 3 de saúde e bem-estar, para garantir um futuro mais saudável, mais seguro e mais equitativo para todos.
Esta reunião fez um balanço do progresso alcançado pelo Fundo Global em relação às prioridades estabelecidas e a estabelecer para o próximo ano, acelerar o impacto e impulsionar os objetivos da estratégia para 2023-2028.
Nos últimos 20 anos, esta parceria única investiu mais de 55,4 mil milhões de dólares e, em 2022, o Fundo Global desembolsou um valor recorde de 5,2 mil milhões de dólares para combater estas três doenças, salvando 50 milhões de vidas, ao unir líderes mundiais, comunidades, sociedade civil, profissionais de saúde e o setor privado no sentido de se encontrarem soluções que tenham o maior impacto e elevando-as à escala mundial. O Fundo Mundial é também o maior doador multilateral de subvenções do mundo para o reforço dos sistemas de saúde. Entre 2021 e 2023, o investimento é de 1,5 mil milhões de dólares por ano em sistemas de saúde formais e comunitários.
Portugal apoiou o Fundo Global desde o início da sua criação, tendo contribuído de forma crescente, e até à data, o nosso país já efetuou contribuições no valor total de cerca de 16 milhões de euros. A contribuição nacional para o atual triénio 2023-2025 perfaz o montante de 1,5 milhões de euros – partilhada entre o Camões, I.P. e o Ministério da Saúde - representando um aumento de 50% em relação ao seu compromisso de 1 milhão de euros para o Ciclo anterior (2020-2022).