Decorreu no dia 29 de julho de 2020, no Centro Cultural Português em Díli, o evento inicial de lançamento das comemorações do centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues.
O evento, que contou com a sala cheia, consistiu na exibição do “Amália, o filme”, do realizador português Carlos Coelho da Silva. Durante as cerca de duas horas de duração do filme, a assistência teve a oportunidade de conhecer uma parte da vida de Amália Rodrigues pouco conhecida do grande público, dado que o realizador focou o enredo da película em histórias secretas da Fadista, no que também aos amores dizem respeito, enquanto reconstituia os mais memoráveis momentos da sua carreira artística.
Após o visionamento, o realizador entrou em direto, através de plataforma em linha, para conversar com o público presente sobre a realização de um filme sobre uma personalidade tão carismática e enigmática como Amália Rodrigues.
O realizador Carlos Coelho da Silva foi responsável pela direção, entre 1994 e 2000, de vários programas televisivos, tais como o sucesso juvenil "Uma Aventura" e a série "Telhados de Vidro". Foi, ainda, responsável pela realização de diversos concursos de televisão, como por exemplo o programa de talentos "Ídolos". No cinema realizou, em 2005, "O Crime do Padre Amaro", produção portuguesa que bateu os recordes de afluência de público às salas de cinema e que acredito que grande parte de vocês se recorde deste filme. Em 2008 realizou "Amália, o Filme", uma biografia ficcionada sobre a vida de Amália Rodrigues, visto por mais de 180 mil espectadores em Portugal.