Foi exibido, no dia 18 de julho de 2022, no auditório do Camões - Centro Cultural Português de Díli, o filme documental “Daniel Faria: o silêncio e a palavra” (2021) da realizadora Marlene Maia.
O filme de Marlene Maia, para além de reunir testemunhos próximos de Daniel Faria, levou o público presente a conhecer melhor o autor através da música, das artes plásticas, da cenografia e da fotografia, para além da poesia.
Após a exibição do filme, e aproveitando a passagem da realizadora em Timor-Leste, o jornalista Cláudio Savaget e a autora Mara Bernardes Sá acompanharam Marlene Maia numa conversa descontraída sobre as suas motivações para a realização deste documentário, assim como algumas curiosidades sobre a produção do mesmo.
Daniel Faria nasceu em Baltar, uma pequena cidade no norte de Portugal, a 10 de abril de 1971. Frequentou o curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa e licenciou-se em Estudos Portugueses na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O poeta morreu a 9 de junho de 1999, com apenas 28 anos, quando estava prestes a concluir o noviciado no Mosteiro Beneditino de Singeverga. Em vida publicou seis obras poéticas e duas a título póstumo.