No âmbito do Projeto PFMO – “Parceria para a melhoria da prestação de serviços através do reforço da Gestão e da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste”, foram lançados dois novos programas de apoio a jornalistas timorenses como incentivo à produção e atividade jornalísticas e de formação de novos jornalistas em tempos de crise global.
Este programa apoia a realização de trabalhos de jornalismo, através da remuneração de artigos escritos e publicados ou de peças de rádio e televisão, sobre a supervisão das finanças públicas e a utilização de recursos públicos e orçamentais. O programa de formação a novos jornalistas prevê a realização de estágios para um grupo de 30 jovens profissionais do jornalismo e da comunicação social em Timor-Leste, com a duração de três meses e com caráter profissionalizante.
Estes programas são um contributo do PFMO para o esforço de Timor-Leste no combate aos efeitos da crise provocada pelo COVID-19, que tem levado à diminuição da atividade dos meios de comunicação social , com impacto nas carreiras dos seus profissionais.
O PFMO é um projeto financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P., que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável de Timor-Leste, através de uma supervisão das finanças públicas mais transparente e orientada para o cidadão, em particular junto dos órgãos de comunicação social e jornalistas.
Saiba mais sobre o PFMO aqui.