Realizou-se no dia 30 de agosto de 2019, em Maputo, a cerimónia de entrega de motorizadas ao Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) de equipamento informático ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ).
A cerimónia contou com a presença de representantes das autoridades moçambicanas, da Delegação da União Europeia, da Embaixadora de Portugal em Maputo, bem como da equipa do Camões, I.P. responsável pelo PACED - Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste.
O PACED tem desempenhado um papel relevante na formação, apoio e consolidação, entre outras instituições moçambicanas, do SERNIC e do CFJJ.
O PACED é uma parceira da União Europeia com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. Tem por objetivo contribuir para a consolidação do Estado de Direito nos 6 países, através da prevenção e luta contra a corrupção, branqueamento de capitais e criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes.
Com duração até dezembro de 2019, o PACED tem um orçamento de 8,4 milhões de euros (7 milhões financiados pela UE, ao abrigo do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento e 1,4 milhões de euros pelo Camões, I.P.). O Camões, I.P. é a entidade gestora do projeto.
Veja aqui a reportagem da RTP África (a partir dos 6m10s).