A Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Florbela Paraíba, reuniu-se com a Subsecretária de Educação e Cultura do Ministério De Educação e Cultura do Uruguai, Gabriela Verde, no dia 26 de março de 2025. O encontro contou ainda com a presença do Embaixador de Portugal no Uruguai, João Pedro Antunes.
A Subsecretária de Educação e Cultura do Uruguai destacou a importância do bilinguismo a nível nacional e dos esforços de promoção do ensino do português nos diversos níveis de escolaridade. Atualmente, cerca de 100 escolas uruguaias incluem nos seus planos curriculares o ensino da língua portuguesa.
Portugal reiterou a importância que atribui à projeção da língua portuguesa no mundo, como acervo partilhado entre povos e como língua de promoção de negócios, de cultura e de conhecimento. Neste sentido, o Camões, I.P. abriu, em 2024, o Camões - Centro de Língua Portuguesa em Montevideu, na Universidad de la República (Udelar), que conta com material de apoio ao ensino da língua.
Os dois países referiram o interesse na promoção e valorização conjunta do portunhol, dialeto a norte do Uruguai, na zona fronteiriça com o Brasil, que mistura espanhol e português, e a prioridade que conferem à diversidade linguística nos respetivos contextos nacionais.
O Plano de Atividades Culturais 2025 em Montevideu, promovido pela Embaixada de Portugal e pelo Leitorado de Português na Udelar, em Montevideu, integra ações em diversos domínios artísticos e inclui a celebração dos centenários do nascimento de Carlos Paredes e de José Cardoso Pires.