Entre 24 e 31 de outubro de 2022, os 22 países da Ibero-América celebram VI Semana da Cooperação Ibero-Americana sob o lema "Consolidar a Comunidade Ibero-Americana", a poucos meses da XXVIII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, a ter lugar em março de 2023, na República Dominicana.
A Cooperação Ibero-Americana realiza um modelo de trabalho único, multidimensional, flexível e horizontal. Através dos seus 30 Programas, Iniciativas e Projetos Adstritos (PIPA), procura responder às necessidades dos 670 milhões de cidadãos e cidadãs ibero-americano(a)s em áreas específicas como a educação, ciência e tecnologia, cultura, inclusão social, inovação e empreendedorismo e ambiente.
A Cooperação Ibero-Americana é um sinónimo de coesão social e uma forma de trabalho transversal e horizontal que conta com a participação da sociedade civil participa e que tem como enfoque as comunidades mais vulneráveis. A cooperação dos 22 países opera nas modalidades Sul-Sul e Cooperação Triangular, facto que permitiu-se tornar uma referência internacional nesta matéria.
Na Ibero-América, Portugal coopera em 12 PIPA que contribuem para o desenvolvimento socioeconómico da região.
Na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do espaço Ibero-Americano (Andorra, abril de 2021), foi aprovada a Iniciativa Ibero-Americana sobre Cidadania Global para o Desenvolvimento Sustentável (CGpDS), que conta com a participação de 7 estados membros, designadamente, Andorra, Chile, Espanha, Paraguai, Portugal, República Dominicana e Uruguai, e com o apoio da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB). Esta iniciativa, liderada por Portugal, através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., visa, a partir dos organismos coordenadores da cooperação internacional, a criação e fortalecimento de agendas nacionais na área da Cidadania Global em articulação com outros atores relevantes e iniciativas à escala regional e global.