Os Vice-Governadores para o Setor Político, Social e Económico das províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe reuniram com o Vice-presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no arranque da sua visita de trabalho a Portugal, no quadro do Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN).
Esta missão tem por objetivo a troca de conhecimento com vista à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional de Angola e do estreitamento de laços com organismos congéneres.
Os Vice-governadores irão visitar um Programa de Alimentação Escolar em Torres Vedras, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e a Escola da Facha em Ponte de Lima, e o Sistema Agro-Pastoril do Barroso, em Montalegre, única região de Portugal com a declaração pela FAO de “Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (GIAHS/SIPAM, na sigla inglesa).
O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, e é cogerida pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar, da melhoria da situação nutricional das famílias, e do apoio ao desenvolvimento de capacidades das instituições.
Na foto, da esquerda para a direita: Patrícia Carvalho, Coordenadora-geral do FRESAN; Abel do Rosário Kapitango, Vice-Governador do Namibe; Maria João Chipalavela, Vice-Governadora da Huíla; Pedro Oliveira, Vice-presidente do Camões, I.P.; Margarida Madureira, Gestora do FRESAN; Apolo Ndinoulenga, Vice-Governador do Cunene.
Mais informações sobre o programa FRESAN aqui.