Abertura da primeira escola bilingue inglês-português no Reino Unido

Camões, I.P., Lisboa, 21 de outubro de 2019

São hoje formalizadas em Londres duas etapas importantes para o ensino da língua portuguesa no Reino Unido e em Jersey. Às 10h30, o presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, assina um protocolo de cooperação com o chefe de governo de Jersey, John Le Fondré, com o objetivo de estabelecer condições para a oferta do ensino de português pelo Camões, I.P. na ilha de Jersey, permitindo, deste modo, que crianças de ascendência portuguesa cresçam bilingues e letradas em português e inglês, um fator de melhor desempenho escolar.

 

São garantidas condições de trabalho aos quatro professores da rede de ensino do Camões colocados em Jersey, que ensinam a língua portuguesa a cerca de 600 alunos, e é alargado o ensino de português aos professores locais interessados. Às 18 horas, em cerimónia oficial na residência do embaixador de Portugal em Londres, é anunciada a abertura da primeira escola bilingue inglês-português no Reino Unido, pelo Secretário de Estado inglês para as Escolas, Lord Agnew, e pelo presidente do Camões, I.P.

Esta escola, que fará parte do sistema educativo inglês, simboliza o reconhecimento formal da língua portuguesa como uma língua internacional e de escolarização. A Escola Anglo- Portuguesa de Londres prepara-se para receber os primeiros alunos em setembro de 2020, em Wandsworth.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., é um instituto público tutelado pelo MNE que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 21 310 91 00