Terá lugar no dia 25 de setembro de 2020, às 10h30, no Auditório do Camões, I.P., na Rua Rodrigues Sampaio 113, em Lisboa, a apresentação pública da Rede de Ensino Português no Estrangeiro 2020-2021.
A sessão será encerrada pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e conta também com a intervenção do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Programa
10h30 - Apresentação da rede EPE 2020-2021, pelo Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos
À consolidação das ações dirigidas à promoção da língua portuguesa em diferentes níveis de ensino, com recurso a diferentes estruturas, em 76 países, junta-se, para 2021, num sinal de confiança em tempos difíceis, a perspetiva de crescimento da rede EPE ao nível do número de Docentes e Leitores, Cátedras e Centros de Língua, reforçando o propósito de internacionalizar a língua portuguesa e aproximá-la também mais das nossas comunidades.
2020/2021 será também um ano em que será consolidada a produção de conteúdos e de certificação na vertente digital, bem como a disponibilização de formação em modelos não presenciais, prosseguindo as ações nesses domínios que, no âmbito da rede EPE, mereceram especial atenção e referência no recente 5º encontro da Rede EPE, realizado em julho.
10h45 - Aprender Português em Segurança – Apresentação dos planos de contingência das CEPEs
Planear e antecipar, em estreita articulação com as famílias, os serviços de saúde e as diferentes autoridades e estruturas educativas, cenários de reorganização da atividade docente, bem como as medidas e ações a desenvolver para as quais os mesmos remetam constituem o propósito central da elaboração de planos de contingência pelas Coordenações de Ensino Português no Estrangeiro (CEPE).
10h55 - Intervenção do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues
11h10 - Encerramento pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva
O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.
Lisboa, 23 de setembro de 2020
Gabinete de Documentação e Comunicação
T: 213 109 100