Assinatura do Acordo de Parceria Institucional entre a TAP e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Lisboa, 28 de setembro de 2021

Será assinado amanhã, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, às 10h00, um Acordo de Parceria Institucional entre a TAP e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, na presença do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, com vista a promover a colaboração entre as duas Instituições, com especial enfoque no transporte de vacinas contra a COVID-19 e respetivos consumíveis para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e o Brasil.

Este Acordo representa um importante apoio da TAP à ação da Cooperação Portuguesa na implementação do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, nas condições e custos de transporte das vacinas e respetivos consumíveis.

Recorde-se que o referido Plano de Ação visou, numa primeira fase, o apoio aos PALOP e Timor-Leste através do envio de equipamento médico e formação especializada na área da COVID-19. A segunda fase deste Plano arrancou, no início de 2021, com a disponibilização de vacinas, visando-se atribuir pelo menos 5% dos nossos lotes de vacinas aos PALOP e Timor Leste (equivalente a um milhão de vacinas). Este compromisso foi, ulteriormente, reforçado com o objetivo de canalizar três milhões de vacinas para os PALOP e Timor-Leste, acrescido de um milhão para a América Latina, dando prioridade ao Brasil. Até ao momento, Portugal já disponibilizou aos PALOP mais de um milhão de vacinas.

Programa:

10:00 – Cerimónia de assinatura do Acordo de Parceria.

10:15 – Declarações do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

10:30 – Momento para perguntas e respostas.

Local - Ministério dos Negócios Estrangeiros (entrada pelo Largo das Necessidades).

 

     

     [Comunicado Ministério dos Negócios Estrangeiros]