Balanço da execução do Plano de Incentivo à Leitura (PIL) – Ano letivo 2018/19 e 2019

O Plano de Incentivo à Leitura (PIL) tem como principais finalidades promover a criação de hábitos de leitura e divulgar autores e obras de literatura de expressão portuguesa, no reconhecimento de que a leitura permitirá o desenvolvimento da literacia e a formação de cidadãos mais comprometidos com a sua língua e com a sua cultura. O projeto pretende contribuir para a difusão da língua, da cultura e da literatura de expressão portuguesa, junto das crianças e jovens do ensino básico e secundário dos cursos de língua e cultura portuguesas da rede de EPE do Camões, I.P. O PIL foi implementado no ano letivo de 2012-2013 e tem vindo a consolidar-se como um projeto relevante na rede EPE.

 

Há dois eixos essenciais de execução do projeto, na rede de Ensino Português no Estrangeiro: (i) Envio de bibliotecas para as CEPE; (ii) Realização de atividades de promoção da leitura, na rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE).

O envio de livros para a rede EPE é um eixo fundamental, já que possibilita aos alunos o acesso a obras de literatura de expressão portuguesa, para o desenvolvimento das ações do projeto.

As bibliotecas são quatro e estão organizadas por nível de proficiência em português e por faixas etárias: Biblioteca 1 – Pré-escolar; Biblioteca 2 – A1 (até 10 anos); Biblioteca 3 – A2/B1 (11-14 anos); Biblioteca 4 – B2/C1 (15-18 anos).

Em 2018-2019 e 2019, os dados de execução do Plano de Incentivo à Leitura (PIL) permitem constatar a consolidação e boa execução deste projeto na rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), visto que, no geral, superam os bons resultados do ano anterior.

Destacam-se os seguintes indicadores:

42 bibliotecas do PIL enviadas para a rede EPE, constituídas por títulos de literatura de expressão portuguesa.

12  bibliotecas enviadas para Centros de Língua Portuguesa (CLP), constituídas por títulos de literatura de expressão portuguesa e títulos de didática.

Registo de 1.110 iniciativas de realização de ações de promoção da leitura (aumento de 5,1% face ao ano anterior).

Registo de 61.279 participações dos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede EPE nas atividades (aumento de 6,4% face ao ano anterior).

Registo de 1.887 participações dos professores da rede EPE nas atividades (aumento de 17,5% face ao ano anterior).

Registo de 34 Visitas de Escritor à rede EPE (diminuição de 2,9% face ao ano anterior).

As ações que registam maior número de realizações - Leitura Orientada (233 iniciativas), Consigo, Ler (113 iniciativas), Biblioteca de Turma (95 iniciativas), celebração do Dia da Língua Portuguesa (65 iniciativas) e Leva, Lê, Troca (50 iniciativas – confirmam a relevância dos dois eixos essenciais do PIL.

Realização de atividades do Plano de Incentivo à Leitura nas CEPE

Em 2018-2019 e 2019, as Coordenações de Ensino Português no Estrangeiro (CEPE) fizeram registo de 1.110 iniciativas de realização de atividades propostas pelo PIL, em toda a rede EPE, observando-se um aumento de 5,1%, em relação aos registos do ano anterior (registo de 1.056 realizações de atividades em 2017-2018 e 2018).

As CEPE com maior número de realizações de atividades foram a CEPE França (377), a CEPE Luxemburgo (185, só no Luxemburgo), a CEPE Espanha/Andorra (150), a CEPE Reino Unido (150) e a CEPE Suíça (105).

Face aos indicadores do ano anterior, as CEPE que registam um aumento significativo do número de iniciativas realizadas são a CEPE Espanha/Andorra (25%) e a CEPE Luxemburgo (429%). 

Participação de alunos nas atividades do Plano de Incentivo à Leitura

Em 2018-2019 e 2019, as CEPE fizeram registo de 61.279 participações dos alunos nas atividades do PIL, em toda a rede EPE, verificando-se um aumento de 6,4%, em relação ao ano anterior (registo de 57.617 participações de alunos, em 2017-2018 e 2018).

As CEPE que registaram maior número total de alunos envolvidos nas atividades foram as seguintes: CEPE França (34.909), CEPE Espanha/Andorra (5.638), CEPE EUA (4.818), CEPE Reino Unido (4.564) e o Luxemburgo (4.070).

Face aos indicadores do ano anterior, as CEPE que revelam um aumento significativo do número de alunos envolvidos são a CEPE França (38%), a CEPE Reino Unido (12,6%) e a CEPE Luxemburgo (214,2%).

Participação de professores nas atividades do Plano de Incentivo à Leitura

Em 2018-2019 e 2019, as CEPE fizeram registo de 1.887 participações de professores nas atividades do PIL, em toda a rede EPE, verificando-se um aumento de 17,5%, em relação ao ano anterior (registo de 1.606 participações de docentes, em 2017-2018 e 2018).

As CEPE que registaram maior número total de professores envolvidos nas atividades foram as seguintes: CEPE EUA (452), CEPE França (409), Luxemburgo (307), CEPE Espanha/Andorra (266), CEPE Reino Unido (175) e CEPE Suíça (117).

Face aos indicadores do ano anterior, as CEPE que registam um aumento significativo da participação de professores nas atividades são a CEPE Espanha/Andorra (27,9%), a CEPE França (32%) e o Luxemburgo, que regista um aumento exponencial, face ao ano anterior (567,3%).

Visitas de escritores à rede de Ensino Português no Estrangeiro

Em 2018-2019 e 2019, as CEPE fizeram registo de 34 Visitas de Escritor, observando-se uma diminuição de 2,9%, em relação aos registos do ano anterior (registo de 35 visitas de escritor, em 2017-2018 e 2018).

Importa referir que, no presente ano letivo (2019-2020), em função da atual situação internacional de emergência de saúde pública e tendo em conta a necessidade de tomar medidas de contenção, prevenção e controlo de infeção pelo coronavírus (COVID-19), as atividades do Plano de Incentivo à Leitura terão de ser adaptadas a essa situação, por cada CEPE, de acordo com as medidas de prevenção e contenção vigentes em cada país.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 07 de abril  de 2020


Gabinete de Documentação e Comunicação
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