No dia 12 de novembro de 2019, às 11h, no Centro Cultural Português em Luanda, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Alliance Française de Luanda assinam um Acordo para atribuir financiamentos ao setor cultural, no quadro do projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL, e apresentam os objetivos do Fundo DIVERSIDADE - Fundo para a Diversidade Cultural, Cidadania e Identidade.
O DIVERSIDADE é uma atividade do projeto PROCULTURA, a implementar em parceria com a rede de Institutos Culturais Europeus (EUNIC), entre 2019 e 2022. Trata-se de um instrumento permanente de financiamento e assistência técnica para pequenos projetos e iniciativas que possam contribuir para criar valor económico e reforçar a diversidade cultural nos PALOP e em Timor-Leste.
Será implementado em Luanda pela Alliance Française, através do lançamento de concursos públicos, e admite candidaturas nacionais ou plurinacionais de projetos, ou atividades, que possam contribuir para i) criação de emprego adicional e duradouro nos setores culturais e, ao mesmo tempo, para ii) reforçar a diversidade cultural e a cidadania através da cultura como valores sociais.
PROCULTURA é uma Ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada também pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste, entre 2019 e 2023, com um orçamento total de 19,04 milhões de euros.