Camões, I.P. e Fundação Oriente assinam Parceria de Cooperação no domínio da Promoção e Divulgação da Língua e Cultura Portuguesas

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Fundação Oriente assinaram hoje, 20 de janeiro, uma Parceria de Cooperação no domínio da Promoção e Divulgação da Língua e Cultura Portuguesas, consolidando a colaboração que têm vindo a desenvolver em geografias de atuação e áreas de interesse comum.


Através desta Parceria, ambas as entidades reforçam o seu compromisso de conjugar esforços e recursos tendo em vista a realização de atividades de promoção da Língua e Cultura Portuguesas, assim como de projetos de Cooperação para o Desenvolvimento que prossigam os objetivos de ambas as Instituições, designadamente em Timor-Leste, China (Macau) e Índia (Goa).

Para além do Instituto Português do Oriente (IPOR), de que ambos são os associados fundadores principais, o Camões, I.P. e a Fundação Oriente já colaboram em vários domínios, designadamente em Timor-Leste, onde o Camões, I.P. certifica cursos de língua portuguesa promovidos pela Fundação Oriente, dirigidos ao público da sociedade civil timorense que procura aperfeiçoar as suas competências linguísticas.

A necessidade de formalizar a colaboração já desenvolvida foi suscitada, em grande medida, pelo facto de existir um elevado número de solicitações para a aprendizagem da língua portuguesa em Timor-Leste, junto da Fundação Oriente. Sendo também o ensino da língua portuguesa uma das solicitações mais recorrentes das autoridades timorenses, a atuação da Cooperação Portuguesa em Timor-Leste através dos projetos de Cooperação para o Desenvolvimento incide exclusivamente ou inclui, invariavelmente, componentes com uma expressão muito significativa na área da Língua Portuguesa.

No âmbito desta parceria, o Camões, I.P. disponibilizará recursos da sua rede de docência, promovendo a complementaridade necessária entre os projetos de Cooperação para o Desenvolvimento que desenvolve nas áreas geográficas que são objeto de intervenção no âmbito da presente Parceria – Timor-Leste, China (Macau) e Índia (Goa) – para apoiar, garantir a qualidade e/ou certificar cursos de Língua e Cultura Portuguesas dirigidas ao público em geral.

Por sua vez, a Fundação Oriente apoiará as iniciativas do Camões, I.P. nas áreas da promoção e divulgação da Língua e Cultura portuguesas, atividades culturais assim como projetos de Cooperação para o Desenvolvimento.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

Fundada em 1988, a Fundação Oriente tem por objetivo promover e valorizar as relações históricas entre Portugal e a Ásia, através da realização e o apoio a iniciativas de carácter cultural, científico, educativo, artístico e filantrópico, bem como da defesa do património cultural – material e imaterial - ligado à língua portuguesa e presença de Portugal na Ásia. Com delegações em Macau, na Índia e em Timor-Leste, a Fundação Oriente está sediada em Lisboa onde, em 2008, inaugurou o Museu do Oriente, um dos seus projetos mais emblemáticos e polo dinamizador da sua ação cultural na cidade e em Portugal.