Camões, I.P., 22 de novembro de 2019, 18h00
Realiza-se no dia 22 de novembro de 2019, às 10h30, na sede do Camões, I.P., a sessão de apresentação do Instrumento de Resposta Rápida (IRR).
O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros nº65/2015, de 27 de agosto, que aprova a Estratégia Operacional de Ação Humanitária e de Emergência, criou o Instrumento de Resposta Rápida para financiamento de ações de emergência.
Dada a necessidade de resposta imediata às situações de catástrofe humanitária, procurou-se com este Instrumento criar as condições que permitam promover o financiamento de ações de emergência, implementadas por Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), de um modo célere, flexível e adequado.
A sua operacionalização permitirá uma resposta de assistência imediata em situações de emergência, agravamento de crise humanitária e/ou recuperação de contextos de crise aguda e compreende uma fase de pré-qualificação das ONGD portuguesas que poderão, nestas situações, ser selecionadas como parceiras do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P..
Será adstrita anualmente a verba de 250 mil euros para operacionalização das intervenções ao abrigo deste Instrumento.
O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgaçãoda língua e cultura portuguesas no estrangeiro.
Lisboa, 22 de novembro de 2019
Gabinete de Documentação e Comunicação