Exposição do pintor paisagista húngaro Peter Baliko, na sede do Camões, IP

Costa portuguesa inspira pintor nascido num país sem mar

A exposição de pintura paisagista do artista húngaro Peter Baliko, sediado em Portugal, inaugura a 24 de setembro de 2013, pelas 18h00, na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Palacete Seixas, Av. da Liberdade, 270 – Lisboa), numa colaboração entre o Camões, IP e a Embaixada da Hungria.

A mostra, que contará na inauguração com um concerto pela harpista Beatrix Schmidt, realiza-se a propósito da organização da Conferência Mundial da Água, em Budapeste, capital da Hungria, e estará patente no Palacete Seixas até 4 de outubro de 2013.

Uma particularidade das pinturas de Baliko, ilustrada na sua página na internet, é a presença dominante de paisagens costeiras portuguesas. O facto de ter nascido num país sem mar tem-no levado a dedicar-se à contemplação da natureza, de acordo com a biografia do pintor. «A luminosidade muito própria da costa portuguesa, bem como a beleza natural dos Açores, têm sido a fonte de inspiração da obra temática caracterizada pelos contrastes de luz e sombra, cor e neutralidade dos horizontes costeiros».

Nascido em 1965 em Budapeste, Baliko desde cedo teve contacto muito próximo com a arte pelo facto de ter vivido a sua infância com o mestre húngaro da xilogravura, Fery Antal, seu avô. Deixou a Hungria com 8 anos, passando a viver em Paris durante quatro anos, de onde saiu para Portugal, onde reside atualmente. Optou para a sua formação de base liceal na área da arte, concluindo em 1982 a atual Escola Secundária Artística António Arroio.

Tendo-se licenciado em Matemáticas Aplicadas e trabalhado nas áreas das novas tecnologias de informação e comunicação, Baliko apenas se começou a dedicar à pintura após o nascimento do seu primeiro filho. Desde 1997 já realizou 14 exposições em Portugal.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 20 de setembro de 2013

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, nº3 – R/cº
1250-147 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 21 317 6718  | 21 317 6737