Camões, I.P. – 21 de novembro de 2019, 18h00
José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, é o próximo convidado do ciclo conversas “Camões dá que falar”. A sessão terá lugar no dia 21 de novembro de 2019, às 18h00,no Auditório do Camões, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa).
A conversa decorrerá em torno do centenário do escritor Fernando Namora. A entrada é livre.
José Manuel Mendes nasceu 1948 em Luanda, Angola; no entanto, foi em Braga que cresceu e viveu grande parte da sua infância e adolescência. Desde cedo que se mostrou como um forte ativista contrao poder ditatorial instituído pelo Estado Novo, tendo participado em diversos movimentos estudantis, associativos e políticos.
Além de ter sido deputado, José Manuel Mendes é jurista, professor universitário e um escritorprestigiado, com cerca de 30 obras publicadas (desde poesia a ensaios), e vários livros traduzidos epublicados em países como Bulgária, Alemanha, Bélgica, entre outros. Foi também desde muito jovemque começou a dar os primeiros passos na escrita, sendo que o seu primeiro livro de poesia foi publicado quando tinha apenas 15 anos de idade.
É em jornais, revistas culturais portuguesas e estrangeiras, programas na Rádio Portugal (RDP) e naRádio Universidade do Minho (RUM) que desenvolve grande parte da sua atividade.
Desde 1992, José Manuel Mendes preside a Associação Portuguesa de Escritores.
Sobre o Camões dá que falar
O “Camões dá que falar” é uma iniciativa do Camões, I.P.. Com um orador convidado por mês, o Camões, I.P. abre as suas portas à sociedade civil e pretende tornar-se palco de discussões e debates, num registo informal e inclusivo, de modo aestimular a troca de ideias com a participação ativa da audiência.
O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgaçãoda língua e cultura portuguesas no estrangeiro.
Lisboa, 20 de novembro de 2019
Gabinete de Documentação e Comunicação